quinta-feira, 5 de julho de 2012

Malwares - O que são?

Os Malwares são a principal forma de perda de informação virtual. São vírus malignos que podem causar sérios danos às suas informações privadas, caso você não saiba se proteger, usando um programas adequados para detectar e destruir um Malware. Os tipos de Malwares infecciosos mais comuns são:
  • Vírus: Tem finalidade destrutiva, infectando seu sistema e infectando seus arquivos, se espalhando para diversos computadores utilizando vários meios. Se instalam em algum arquivo ou programa e dependem dele para existir.  Ou seja, para destruir um vírus, basta deletar TODOS os arquivos infectados.
  • Worms: é um programa, ou seja, não depende de outro programa para se propagar, e é auto-replicante. Sua finalidade é infectar o maior numero de computadores possível. Eles se espalham automaticamente, realizando tarefas específicas, indesejadas pelos usuários.
  • Spywares: monitoram o uso do seu computador e roubam suas informações, mandando-as para alguém na Internet.
  • Adwares: mostram janelas indesejadas, muitas vezes com propagandas (é um portal para os outros tipos de Malwares). Também podem atuar como um spyware, coletando informações do usuário.
  • Trojans (ou Cavalo de Troia): se instala em seu computador e abre canais para as invasões de hackers.
  • Keyloggers: armazena tudo o que você digita no seu computador para que outras pessoas além de você possa usa-los, como senhas e endereços de e-mails.
  • Hijackers: alteram o funcionamento do seu navegador, fazendo você acessar sites indesejados.
Os danos causados por Malwares mais comuns são a perda de desempenho do seu computador, alteração de dados, exclusão de arquivos, Acesso à informações confidenciais por pessoas não autorizadas, Perda de desempenho da rede (local e Internet)Monitoramento da utilização do computador e da Internet (espiões) e Desconfiguração do sistema operacional.

Muitas pessoas não sabem que estão com seus 
programas de computador infectados, principalmente os usuários do Windows. Para descobrir, fique alerta se Janelas do Internet Explorer estão abrindo sozinhas, se ao fazer uma busca, encontra sites desconhecidos e de fontes suspeitas, quando os programas anti-spywares deixam de funcionar, seu sistema operacional e principalmente o acesso à Internet tornaram-se lentos sem motivo. 

Referencias:
SILVEIRA, Carlos Renan. BERTUOL, Francisco Antonio. DARONCO, Leonardo Crauss. Segurança na Internet. Disponível em: http://www-usr.inf.ufsm.br/~daronco/malwares/. 2005. Acessado em 05/07/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário