quarta-feira, 4 de julho de 2012

Internet: pontos positivos e negativos.

Começamos então, com os pontos positivos, que apesar de todos eles terem o seu lado ruim, existem coisas para qual talvez realmente a internet seja um meio viável de informação e entretenimento, até por que, sem ela você não estaria lendo essa postagem.:

  • a internet é um ótimo meio de estudo virtual, onde você pode tirar dúvidas e pesquisar sobre várias coisas, se aprofundando em variados assuntos.
  • os meios de comunicação na internet facilitam a comunicação entre amigos e familiares que podem estar a quilômetros de distância de você. Sendo assim, a internet aproxima as pessoas queridas que estejam longe.
  •  todos os tipos de noticias e novidades chegam às pessoas muito mais rápido com a internet. Com isso, podemos ficar por dentro de todas as notícias e escândalos mundiais que aconteceram há, talvez, alguns segundos atrás, de modo rápido, prático e eficiente.
  • para a publicidade, por exemplo, a internet é um meio muito mais barato de divulgar os produtos do que os meios tradicionais, atingindo milhares de pessoas em um único meio.
  • existe grande diversidade de sites de entretenimento entre outros, para que os internautas possam se divertir ainda mais.
  • a internet pode ser também utilizada como um importante meio de trabalho, onde uma pessoa não é obrigada a se deslocar diariamente de sua casa até a empresa. 

Na internet, apesar de fornecer alguns pontos positivos, também existem os pontos negativos que, se não forem atenciosamente levados a sério, causam grandes problemas, e a lista negativa é enorme:

  • vírus destrutivos e nocivos, spams, entre outros, são de grande perigo ao mundo tecnológico. Alguns vírus roubam imediatamente todas as suas informações salvas em seu computador (senhas, fotos etc.) e as usam indevidamente na internet. Certifique-se de que cada link que você clicar é de uma fonte segura, não abra e-mails de remetentes anônimos, desconfie de tudo e de todos os e-mails recebidos de pessoas ou sites que você não solicitou e-mails informativos etc. 
  • adicionar  pessoas desconhecidas em algumas redes sociais e publicar fotos pessoais (intimas) pode ser um grande erro. Além de se expor, você corre grande risco de sofrer abusos e ser vítima de algum crime virtual.
  • Se relacionar com pessoas que você conheceu virtualmente, como por exemplo: marcar um encontro com quem você não mantém contato pessoalmente pode fazer com que você seja vítima de alguma fatalidade irreversível, se encontrando com um mentiroso que talvez seja, nas piores hipóteses, um ladrão, estuprador ou algum assassino profissional. Os desastres são imensos, e a lista desse tipo de acontecimento só aumenta.
  • as redes sociais apresentam um imenso perigo se não serem usadas corretamente. Existem muitos casos de Roubo de Informações, uso indevido de imagem (crime) e informações pessoais. Um exemplo: uma pessoa pode obter facilmente todos os seus dados e suas fotos, cometendo crimes fingindo ser você; ou até mesmo publicar mentiras e informações pessoais íntimas a seu respeito na internet.
  • pornografia infantil e adulta sem restrição de acesso, sem contar que são esses os sites com conteúdos que mais contém vírus no meio tecnológico.
  • a rapidez com que se adquire informações aparentemente correta na internet, dificulta a seleção correta das mesmas, podendo obter alguma informação que não possui fonte segura. Se você estiver pesquisando sobre um determinado assunto, deve se certificar de que as fontes são seguras, pois na internet pode ser escrito qualquer coisa, qualquer invenção de um tema sério. Pesquise bem para não sair por aí falando invenções sobre quaisquer assuntos.
  • além de tudo isso, devemos estar cientes de que essa forma rápida de obter informação deixa as pessoas preguiçosas e desacostumadas com a dificuldade do mundo real, habituando-as com o mundo tecnologicamente rápido e fácil. 
  • podemos citar também que o enorme tempo gasto com "amigos virtuais" e jogos na internet, poderia ser mais bem aproveitado ao lado da família ou o contato pessoal com os amigos.


A internet, apesar da imensa lista de negatividade que ela contém, trouxe ao mundo um grande conhecimento. O objetivo dessa postagem não é fazer com que parem de utilizar a internet, mas sim que a usem corretamente. Se todos os pontos negativos forem evitados, a internet só tem a ajudar no desenvolvimento racional do ser humano. Mas não esqueça que existem coisas realmente mais importantes do que passar 24h seguidas na frente de um computador.

Referências:

Pontos positivos e negativos: da internet como mídia. Disponível em: http://publicitarias.wordpress.com/pontos-positivos-e-negativos/. Acessado em 29-06-2012.

Vulnerabilidade: Cuidado com as armadilhas da internet. Perigos da internet. Disponível em http://perigosdainternet.blogspot.com.br/. 2004. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário